quinta-feira, 20 de março de 2008

Uma resposta respeitosa!

Obrigado Flavio e Denise!
Denise, eu entendo seu lado, e conheço teu trabalho, confio nele, mas é fato que os interesses são conflitantes e de vez em quando não há como conciliar.
O que é importante, para mim, é ajudar a escancarar neste blog certas práticas que não são nada bacanas com o leitor. Sei que o mundo é injusto e sacana por definição, mas não é por isso que vou ficar quetinho e pronto. Não dá pra jogar conforme a música que nos impõem o tempo todo.
Por isso é bom mesmo que você diga que alguns jornalistas pedem isso: só aceito publicar esse release (informação, dica, whatever) se for exclusiva! Não pode passar pra ninguém até eu publicar e "furar" todos os concorrentes.
Não é uma chantagem?
Não é uma sacanagem com os leitores dos outros veículos?
Não é um favorecimento muito estranho, que na verdade ajuda mais aos jornalistas preguiçosos e às empresas que pagam assessorias para economizar com as agências de publicidade e com os veículos?
Para as assessorias e para os jornalistas preguiçosos a resposta é não.
Para mim é: sim!
Para a/o jornalista que recebeu e aceitou cair no colo a pauta que me propuseram como exclusiva, a resposta deve ser não, e deve pensar: como esse cara que recusou é trouxa!
Há muitos colegas que preferem esse lado da vida, o da preguiça mental, e há os que são tão pressionados pelos seus chefes que fazem qualquer coisa ("ética? pra quê? rsrs") para furar os concorrentes. Mesmo que seja por apenas um par de horas na internet. Grande "furo de reportagem" esse de um/a coleguinha certamente super esforçado...
Mas o principal motivo de fazer uma resposta pública é a menção ao veículo/editora em que trabalho. A minha opinião neste blog é pessoal, mesmo que seja sobre temas de trabalho.
Minha dúvida em relação à entrevista é legítima (já enviaram alguma resposta sobre o pedido, e eu não percebi?). E o post foi motivado pela reação da assessora que não gostou de eu ficar argumentando e contra-argumentando, e ela (imagino) achou melhor me retaliar retirando a oferta de entrevista.
Portanto, continuamos na mesma. Estou esperando a entrevista. E isso não tem NADA a ver com o espaço que o Informatica Hoje dá ou nao dá à HP.
Como você sabe bem disso, eu confesso que ainda estou pensando no motivo de você mencionar uma ação fora do meu alcance como se fosse uma decisão minha, e vinculada à concessão ou não da entrevista.
Como eu te conheço faz tempo, eu acho que você não fez por mal. Mas nas entrelinhas faz sim.

PS: Ia ser uma resposta exclusiva, mas como há dúvidas geradas acho melhor torná-la um post.

Nenhum comentário: