quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Os bastidores da notícia

Se as grandes feiras são a Copa do Mundo para os jornalistas de tecnologia, as coletivas de imprensa são as grandes partidas. Nas apresentações da Microsoft o que se vê são verdadeiros shows de organização e show business. Para os leitores que lêem a notícia mas só vêem a pontinha do iceberg dessa parafernália toda, veja acima qual é a cena típica de uma coletiva de imprensa: os jornalistas sentados em uma platéia e um palco com os executivos da empresa sentados à espera do bombardeio de perguntas. Ok, há perguntas inteligentes, mas também uma bela quantidade de perguntas “levanta-a-bola” ou as “estou-revoltado-pois-a-Microsoft*-é-um-monopólio**”, que só atrapalham e roubam tempo das questões mais interessantes. Depois, há um almoço ou um belo brunch e a distribuição dos pacotes de software para os jornalistas testarem. No fim, você acaba lendo de tudo, mas só acabará entendendo a notícia se ler mais que três notícias sobre o tema.

* onde está Microsoft, pode trocar o nome da empresa ou do personagem.
** onde está monopólio, pode trocar o motivo ou a culpa que a empresa leva.

Nenhum comentário: