domingo, 25 de fevereiro de 2007

O chip da discórdia

Eu odeio bancos, como muita gente, mas não deixo de louvar os grandes avanços tecnológicos que, nós clientes, podemos aproveitar no dia-a-dia. Fila do caixa, por exemplo, nunca mais! Graças ao internet banking, faço tudo online. Os cartões de débito então são ótimos, pagar com a senha do cartão é um belo avanço. Mas ainda me incomoda o atraso brasileiro na adoção dos smart cards, os cartões com o chip.
Meu banco, que não nomeio para não fazer propaganda, não faz isso. Certamente fez as contas e achou que não vale o investimento na troca da base de cartões. Ok, opção deles. Mas, falta combinar isso com as processadoras de transações, as donas dos POS, o terminal eletrônico em que o lojista passa o teu cartão para pedir autorização de pagamento.
Costumo usar o serviço de débito RedeShop com o cartão empresarial que tenho, com tarja magnética e sem chip. Em geral a máquina aceita, mas de alguns meses para cá, a processadora Redecard instala um novo modelo de POS, em que há uma ranhura para espetar o cartão com chip. Se o cartão não tem o chip, o lojista diz que o cartão não é válido. Descontado o comodismo e ignorância (no sentido estrito, de desconhecer) dele, o fato é que a Redecard não ensina os lojistas que, sim, o cartão com tarja magnética é válido, mas é preciso espetar o cartão insistentemente na ranhura para o cartão com chip até o POS “perceber” que é preciso aceitar a tarja magnética, e pedir o valor para fazer a transação.
Toda vez que vou na padaria da esquina e apresento meu cartão de débito à caixa ela faz um muxoxo de desgrado. Ela já ouviu meu discurso-padrão, dizendo que o cartão vale e a Redecard que devia avisar como a coisa funciona. Para ela, eu sou um chato. Para mim, a Redecard que é ineficiente. Só o fato de o lojista não saber que cartão sem chip é aceito basta para indicar má comunicação. Pior, como cliente, me sinto maltratado toda vez que acontece esse perrengue, pois a culpa não é minha. Há saldo na conta, portanto, tenho dinheiro para pagá-la com o cartão.
Para não ser injusto, visitei o site da Redecard. Mas não encontrei nada que explique para o cliente ou o lojista como resolver o pagamento com cartão de tarja magnética no novo terminal eletrônico. Publicidade explicativa na TV, também não.
Então, fica aqui o recado, com a promessa de contatar a Redecard para saber o que pode ser feito. E conto a vocês assim que eles me responderem.

* Imagem capturada do site da Redecard

4 comentários:

Bruno Ferrari disse...

era de um banco que dava um cartão de débito com chip. Agora, por mudar de emprego, passei para outro que te fornece um plástico que não é chipado. Aliás, no próprio ATM, quando fui tirar dinheiro a primeira vez, assustei: Esse aqui é menos seguro do que aquele.

Mas daí vem a pergunta. O outro era mais seguro, ou mais chato?

Max Alberto Gonzales disse...

Hey Bruno, td bem rapaz?
Então... o cartao com chip é certamente bem mais seguro, porque as informações são mais difíceis de copiar que no da tarja magnética. A questão é que as nova maquininhas da Redecard são um estorvo para quem quer pagar no débito com cartão sem chip. A caixa da padaria me odeia por causa disso! rsrs! E em outras lojas eu mesmo tenho que ajudar a passar o meu cartao na máquina, isso quando o lojista não acha que eu quero enganar ele...
Estou esperando a resposta deles, que prometeram entrar em contato! Abração.

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

FINALMENTE o J&Cia conseguiu publicar o endereço certo, hein??? caramba.... Eu tive váááários problemas com cartão sem chip. Agora, sou uma pessoa mais feliz.

Max Alberto Gonzales disse...

oi Silvia, tks pela visita!
Pois é... assim que soube pedi para fazer uma errata correndo e divulgar o endereço certo! não é pra acontecer, mas essas coisas acontecem. Bom, me conte, vc é uma pessoa mais feliz por estar agora com um cartão COM chip? ;-)
Abraços.