sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Carnaval digital - 1


Alalaô alalaô, o Carnaval chegou! Eu gosto de Carnaval apenas de dois jeitos: pulando bem no meio da massa em Salvador, ou aproveitando o sossego que São Paulo se transforma, no cinema, ruas, onde for, mas longe da confusão nas estradas.
Mas haverá paulistanos que vão pular o Carnaval virtualmente: no mundo virtual do Second Life. Imagino que você já ouviu falar desse site/software, típico do que se convencionou chamar de Web 2.0, a internet cujo conteúdo e ação se baseiam na participação ativa dos internautas. O Second Life é um mundo virtual, onde os participantes entram como avatares, bonecos virtuais 3D que podem representá-los tais como são (o que parece careta) ou como realmente desejam ser (as pessoas mais cool ou estranhas do mundo). Você pode investir e gastar dinheiro de verdade, que é trocado pela moeda virtual Linden (aliás, é o nome da empresa de software que criou o jogo). POde comprar roupas, ingressos dos shows virtuais, construir casas, empreendimentos ou até comprar um terreno para montar uma representação virtual de uma empresa real. Tem até a Embaixada da Suécia no Second Life.
O publicitário paulistano Jorge Singh não fez por menos, criou a Ilha São Paulo Jardins, que já tem várias lojas e uma praça central. E é lá que começa hoje o primeiro grito de Carnaval virtual da história, às 21h de Brasília. Um trio elétrico espera pelos 140 mil jogadores brasileiros do Second Life, com DJs virtuais que, informa Singh, são famosos no mundo real. E dá-lhe marchinha e axé! A não ser que o avatar do Fatboy Slim apareça por lá...

3 comentários:

Silvia Regina Angerami Rodrigues disse...

Oi, Max! Eu não gosto de carnaval, não, mas tô aqui esperando pra ver nossa amiga em comum desfilar na X9! na Globo, mesmo. será???

Jornalista crônica disse...

Oi Max!

Bem vindo ao mundo dos blogs, adorei o seu! Espero que você tenha me visto na X9, eu estava no meio de 120 pessoas numa escola de 3.200 integrantes, mas se você procurasse com uma lupa me acharia, igual a Sílvia!

Max Alberto Gonzales disse...

Wow! Não sabia disso, Estelão! Silvia, bem q o mondo tech podia oferecer um sistema q a gente aperta um botão e a TV avisa qdo nossa amiga aparecer na tela. Bastava só fornecer a foto e o software fazia o trabalho todo, q tal? tecnologia útil é isso! hehehe