sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Carnaval digital - 2

E aqui, nas terras brasilis, o tradicional Carnaval da Globo ganhou uma inovação: informações interativas diretamente a partir do controle remoto. A novidade é restrita aos assinantes da operadora de TV por assinatura NET, com o pacote Digital. Um canal foi reservado para receber os dados enquanto as escolas de samba desfilam pela Marquês de Sapucaí. Você clica nesse canal, a imagem ao vivo do Sambódromo continua em uma janela no canto da tela, e ao lado abre-se um menu de opções: tema do desfile, letra do samba-enredo, história da escola, nome dos destaques, tempo de desfile e notas do júri popular. Para quem gosta e torce de verdade pelas escolas, é uma festa.
A novidade não é tããão novidade assim, pois na Copa do Mundo da Alemanha, ano passado, a NET montou um canal interativo com a tabela e detalhes dos jogos. E o canal interativo também funcionou para o Campeonato Brasileiro de Futebol, séries A e B.
Isso só mostra o potencial da TV digital para transmitir informações adicionais e criar novos serviços, ao alcance do clique no controle remoto. Isso, em si, é lindo. Feio será se o lobby da Globo e das outras redes (Bandeirantes, Record e SBT), todas sempre muy amigas do governo de plantão, vai cortar pela raiz o que a TV digital traz de melhor: abrir o espectro de TV para mais canais e melhor conteúdo.
A própria NET dá um sinal disso. No pacote digital ou "digitalizado" (em que o cliente tem o decoder digital, mas não o serviço digital completo), os canais comunitários e universitários, como o do Senado, a TV Câmara etc., só podem ser vistos se o assinante arrancar o cabo, e sintonizá-los nos outros canais do seu aparelho de TV.
Ok, em geral são canais chatos, e sempre há uma desculpa "técnica" da operadora para fazer isso. Mas que isso não é muito correto, não é mesmo.

Um comentário:

Gabriela disse...

Ficou animado neste Carnaval, heim? Bom saber, bom de ler. Beijos querido!