quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Upgrade à Vista?

Quase dois anos depois do plano inicial, o Windows Vista chegou às lojas, no final de janeiro. Como sempre, a Microsoft o apresentou ao mercado como uma nova revolução, uma nova era na relação homem-máquina. Bom, descontando a avalanche de marketing – necessária e legítima, reconheça-se – para mim a questão principal é simples: trata-se de um belo novo sistema operacional, porém necessário apenas para quem tem pressa, ou é realmente viciado em novidades.
O sistema operacional em si é um programa que faz a máquina conversar com o usuário e gerencia todos os recursos (arquivos, periféricos, rede etc.). O Vista é uma bela evolução do Windows XP, é muito melhor em tarefas como montar uma rede sem fio, organizar os arquivos e administrar o uso da máquina pelos filhos – você pode pré-determinar os horários que eles podem usá-lo e quais sites podem acessar.

A grande mudança para os usuários acostumados ao Windows XP é a nova interface gráfica, chamada Aero. Em poucas palavras, imagine uma tela em que todas as janelas de programas abertos se enfileiram uma atrás da outra, em 3D, e você pode enxergar claramente “através” delas, pois é aplicado um efeito de transparência. É bem melhor tentar descobrir o que tem em cada janela clicando nos itens da barra de tarefas, uma por uma. Para quem não a viu ainda (onde você esteve nas últimas semanas, na praia? Está perdoado...) veja a foto ao lado.


Achei ótimo, mas não vou morrer se não usá-lo já... Descontado o exagero, é possível viver mais um tempo usando a combinação de teclas ALT+TAB no Windows XP, que hoje é um sistema bem estável. A razão é justamente, que ao longo do tempo após seu lançamento, a Microsoft descobriu suas falhas e criou os pacotes de atualização, os services packs. Meu conselho para quem tem curiosidade pelo Vista, e não quer trocar de máquina já, é esperar que a Microsoft libere os service packs que consertem as falhas que os programadores independentes já estão descobrindo
Para usar o Vista no que ele tem realmente inovador, o Aero, é preciso ter uma máquina nova, no mínimo com processador de 1,4 GHz e memória RAM de 1 GB. Fazer o upgrade trocando o processador e a RAM é possível, mas com esse dinheiro vale mais a pena economizar um pouco mais e comprar um computador novo. E o PC novo pode vir da loja já com o Vista instalado, e funcionando bem, certo? :-)

Nenhum comentário: