sexta-feira, 9 de março de 2007

Outro chip da discórdia

Era um domingão, tinha muito sol... e o Palmeiras ia jogar contra o Corinthians na TV Globo (3 a 0 foi pouco, hehehe!). Então, liguei a TV a cabo e... sem sinal! Mudei para a Bandeirantes. Havia imagem, mas estava péssima. Mudei pro Sportv e o sinal estava bloqueado. Achei que era um truque para me obrigar a comprar o pay-per-view. Mas só os canais pagos estavam bloqueados, os abertos (Record, SBT, MTV etc.) tinham imagem.

Liguei no ato para a NET. Digitei meu código de assinante e a atendente me chamou por outro nome, Alfredo, e me perguntou se eu era da empresa tal, no meu endereço. Claro que não, disse, ela disse para esperar e a ligação caiu. Liguei de novo, digitei tudo de novo e a segunda atendente disse que era um problema de sinal, ela enviou de novo, mas a resposta na TV era: "Seu Smart Card foi desativado, ligue para a operadora". O bendito smart card, com um chip, está no novo decodificador do serviço digital da NET.

Então a atendente disse que ia enviar um pedido de reforço de sinal para a área técnica, e que precisava esperar até oito horas para funcionar. Não funcionou e na noite de segunda-feira liguei de novo. A atendente disse que o pedido que a primeira enviou à área técnica era para liberar crédito do pay-per-view. (...) Não era o que pedi, então ela fez o pedido de novo e eu deveria esperar mais 8 horas.

Não funcionou! Terça de manhã liguei de novo, já pensando na conta telefônica dessa brincadeira. Consegui fazer que a atendente agendasse uma visita do técnico para trocar o bendito cartão com chip na quinta-feira de manhã. Saí pra trabalhar e de noite, nada de visita, e nada de sinal. Liguei de novo...

A primeira atendente disse que a visita não aconteceu por uma improcedência técnica e que remarcaria para o sábado de manhã. Como? Disse que isso já estava ficando ridículo e ela derrubou a ligação. Liguei de novo, já de saco cheio, mas ainda calmo. O atendente disse que não havia registro de visita agendada na quinta, mas apenas para o sábado de tarde. Aí pedi pra falar com o supervisor. Este se desculpou em nome da NET, abriu o sinal da HBO por um mês como cortesia, e disse que ia pedir para os técnicos aparecerem logo. Isso depois de 37 minutos de telefonema.

De que adianta a musiquinha de espera do call center da NET dizer: "Não se contente com pouco"? É antipropaganda. Em vez de pagar uma montanha de dinheiro para publicitários-gênios criarem um personagem-piada, o Coronel Tutshenko, a NET devia investir no call center, no treinamento dos operadores e no back office, para que os chips não dêem pau toda hora e façam a imagem da TV sumir por mágica. Lamentável, não?
* Imagem do site da NET e do chip da discórdia, editada por este blog.